quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Oficina para Inserção dos Ritmos Brasileiros na Educação - 1º Encontro




Na terça-feira dia 28, aconteceu no Instituto Brincante a “Oficina para Inserção dos Ritmos Brasileiros na Educação” voltada para intérpretes e educadores, sob a coordenação de Antonio Nóbrega, Rosane Almeida, Luciano Fagundes e Leonardo Gorosito.


Neste primeiro encontro a proposta foi de experimentação. O oficineiro Leo Gorozito iniciou com uma explicação conceitual sobre os instrumentos de percussão e o sistema de aprendizagem que seria experimentado: a desconstrução do som para a compreensão de sua parte mais simples, possibilitando um aprendizado do simples para a construção do mais complexo.


Foram feitas dinâmicas relacionadas ao ritmo e andamento, utilizando canos de PVC, cobre e também bambus.


A segunda parte da aula foi conduzida por Luciano, que iniciou com uma roda de percussão corporal. Logo em seguida a turma se dividiu com instrumentos (alfaias, xequerês, gonguês e agogô) e foi praticado o maracatu.


Para finalizar, foram feitos grupos de cinco ou seis pessoas e cada equipe transpôs o que aprendeu do maracatu para instrumentos mais acessíveis, como apitos, tamborins e caxixis.


"Foi bastante proveitoso. Uma oficina pulsante. Fiquei emocionada quando toquei xequerê, e a turma parece que escolheu bem os instrumentos também! Ficamos harmônicos."
(Jessica Boieras, aluna do Instituto Brincante)


"Estou saindo da oficina FELIZ! Esperando com ansiedade o próximo encontro. Batucar faz parte da natureza humana. Quem nunca tamborilou com os dedos numa mesa? Nesse encontro, com a proposta de reduzir, dividir o todo em pequenas partes, consegui tocar ritmos que antes apreciava só com os olhos. Hoje eu me apreciei! Eu toquei!"
(Clarissa Almeida dos Reis, aluna do Instituto Brincante)




A “Oficina para Inserção dos Ritmos Brasileiros na Educação” será feita toda última terça-feira do mês, lembrando que cada encontro será independente um do outro, sendo necessário fazer inscrição a cada mês. Acompanhe a programação de comemoração dos 20 anos do Instituto Brincante e participe! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário