20 ANOS BRINCANTE

UM LUGAR COMUM



A primeira ideia que me vem à cabeça para dar a notícia de que o Brincante esse ano faz 20 anos é de um incrível lugar comum: "parece que foi ontem que ele nasceu". Ainda me vem nitidamente à memória o dia em que eu,  Rosane e nossos filhos Gabriel e Maria Eugênia nos deparamos com aqueles galpões abandonados, sujos, molhados que pareciam querer nos dizer: nos reabilitem. 



Vínhamos de uma muito boa   estreia do espetáculo Brincante  no I Festival de teatro de Curitiba. E como não logramos aqui em São Paulo, naquela época, dos donos e programadores teatrais a receptividade que gostaríamos  para apresentar o nosso espetáculo, optamos por fundar o nosso próprio teatro.



Depois de alguns meses de duro trabalho de readequação do espaço às nossas necessidades, no dia 22 de novembro de 1992 o inauguramos. É claro que ele foi inaugurado com muita dignidade, mas longe estava de ter a infra estrutura que hoje tem: uma sala teatral, uma sala de dança, banheiros e vestiários internos, banheiros externos, sala de recepção, etc... A bem  da verdade, muitos  meses e alguns anos ainda após a sua inauguração em diversas ocasiões tivemos de interromper o espetáculo por conta  da água  que, chovendo  pra valer, invadia o nosso palco... Mas como não nos deixávamos amedrontar fomos lentamente, como se diz por  aí, procurando deixar o Brincante cada vez mais nos trinques. 



E tocamos outras inaugurações: o curso A Arte do Brincante para educadores, o projeto Encontro com a Dança e a Música brasileiras, o evento Tributo à Câmara Cascudo, as apresentações dos espetáculos Segundas Histórias e Na Pancada do Ganzá,  e muitos e muitos outros eventos e ações. É claro que para essas ações e eventos contamos ao longo dessa trajetória com a fundamental colaboração de entidades e empresas como o Instituto  C&A, como a Phillips do Brasil e como, mais recentemente, o Instituto Alana. A todas elas somos muitíssimos gratos.



E aí que, em decorrência de tudo isso, o Brincante foi  se tornando um lugar comum. Um lugar comum para aqueles que querem entender um pouco mais de Brasil, para aqueles que querem brincar com um pandeiro ou uma alfaia, para aqueles que querem brincar com seus corpos, para aqueles que querem se instrumentalizar com o infinito e generoso mundo da  cultura brasileira, etc. De maneira que, esse ano de 2012 é aquele rico momento de nossa trajetória em que felizes – e felicidade rima também com dificuldade – nos esperançamos para o futuro. Um futuro em que o nosso tão almejado crescimento econômico se faça também acompanhar do nosso humano crescimento. Esse é o lugar comum que almejamos.  Acompanhem a nossa programação de aniversário e bons espetáculos e eventos.

Antonio Nóbrega


Nenhum comentário:

Postar um comentário