segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Roda de Cinema - com Mara Mourão

No dia 29 de agosto, foi realizada a Roda de Cinema, com a presença da diretora, roteirista e produtora Mara Mourão, falando sobre seu longa-metragem “Quem se Importa”.


O filme conta sobre pessoas que estão promovendo mudanças em suas comunidades e inspirando outros a fazerem o mesmo. Foram entrevistados dezoito líderes sociais ao redor do mundo, que buscam trazer soluções simples para os grandes problemas globais. Entre as lideranças estão Muhannad Yunus (Prêmio Nobel) e Bill Drayton (fundador da Ashoka).


Durante a conversa Mara Mourão falou do processo de estudos que realizou para produzir o filme, contando que aprendeu muito com todas as pessoas entrevistadas. Mara apresentou uma palestra sobre empreendedorismo social intercalando as falas com trechos de seu vídeo. Para a cineasta, entre diversas concepções possíveis para definir “empreendedorismo social” a sua preferida é: “o cidadão comum que resolveu parar de reclamar e fazer as coisas acontecerem”.


O objetivo do filme “Quem se Importa” é estimular, inspirar e provocar um movimento global de Changemakers (transformadores), deixando a mensagem de que todos nós podemos mudar o mundo. Neste sentido, ao ser questionada sobre por onde podemos começar esta mudança, Mara cita uma frase dita por um dos entrevistados do filme: "Não pergunte o que o mundo precisa. Pergunte o que te faz sentir vivo. Porque o que o mundo precisa é de mais pessoas se sentindo vivas".


"O filme é importante e necessário para qualquer ser humano. Como Jovem Brincante achei uma boa fonte de inspirações para aplicarmos socialmente o que vivemos no Instituto: arte e humanidade"
(Hannah Carolina Silva Ferreira, aluna do Instituto Brincante)

"Inovador! Necessário!"
(Aracelli Cristina Gonçalves Antão, aluna do Instituto Brincante)

"Foi inspirador, agradeço por existirem pessoas que realmente se importam com outras pessoas e despertam nelas a consciência de cada vez mais mudar a si e ao próximo"

Para saber mais sobre o filme acesse: www.quemseimporta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário